A província de Maputo vai acolher a primeira central de armazenamento de dados independente de referência para a região, construído de raiz no Parque Industrial de Beluluane (Moz Parks).
Para o efeito, o governador de província, Júlio Paruque, lançou ontem a primeira pedra para a construção da obra orçada em 20 milhões de dólares norte-americanos, financiados pelo Raxio Group, com objectivo de fortalecer a espinha dorsal digital do país.
A nova central de dados vai apoiar o crescimento digital do país através da oferta de ambientes de armazenamento confiáveis, que serão operados por uma equipa de jovens moçambicanos treinados e capacitados para o efeito.
Segundo a AIM, para além da capacidade de armazenamento, a iniciativa vai garantir a interconexão através dos serviços de colocação neutra em nuvem e operadora para utilizadores do sector público e privado, criando um ambiente ideal para empresas e provedores de conectividade se interconectarem, processarem e armazenarem dados, reduzindo os custos dos conteúdos em todo o país.